Notícias e Dicas

Opa, quem não entendia aquele desejo incontrolável lê isso agora: Consumo de chocolate provoca efeito entorpecente no cérebro


    (10/10/12)  

Consumo de chocolate provoca efeito entorpecente no cérebro

Alimento leva à produção de uma substância química semelhante ao ópio que o torna quase irresistível

Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos EUA, descobriram que o consumo de chocolate provoca a produção de uma substância química no cérebro semelhante ao ópio, entorpecente que também é ingrediente da heroína.

A pesquisa ajuda a explicar os desejos súbitos e quase incontroláveis de comer chocolate.

"Isso significa que o cérebro tem sistemas de recompensa por consumo excessivo mais complexos do que se pensava anteriormente. Isso pode ajudar a explicar o atual aumento na ingestão de doces e gorduras pela população mundial", afirma a líder da pesquisa Alexandra DiFeliceantonio.

DiFeliceantonio e seus colegas deram a camundongos uma droga artificial que ativa diretamente uma região do cérebro chamada estriado, que controla os movimentos.

Após receberem a droga, os pesquisadores notaram que os animais ingeriram duas vezes mais chocolates que o normal.

A equipe também verificou que a quantidade de encefalina, uma droga natural secretada pelo cérebro, semelhante à morfina, aumentou quando os ratos começaram a consumir os pedaços de doce. Isso não significa que essa substância leve os animais a comerem mais, apenas que ela aumenta o desejo e o impulso pelo alimento.

Segundo os autores, os resultados revelam uma surpreendente extensão do papel do estriado no desejo pelo chocolate que também pode ser aplicado para os seres humanos. "A área do cérebro que testamos aqui é a mesma ativada quando pessoas obesas veem os alimentos e quando viciados veem imagens de drogas. Parece provável que os nossos achados de encefalina em ratos significam que esse neurotransmissor pode dirigir algumas formas de consumo excessivo e dependência também nas pessoas", conclui DiFeliceantonio.

Os pesquisadores agora pretendem descobrir o que acontece com a mente quando um indivíduo passa em frente ao seu restaurante de fast food favorito e sente aquela vontade súbita de parar e comer.


Fonte: isaude.net