Nutrição na Atividade Física

Aliada aos avanços da medicina está a nutrição esportiva que entra em campo com força total para promover saúde, melhorar o rendimento, otimizar a recuperação pós-exercício, conduta pré-exercício e prevenir problemas físicos para que praticantes de atividade física possam extrair o máximo de suas potencialidades na prática de seus esportes.

A falta de atenção à alimentação pode interferir no rendimento durante o exercício e o que é mais grave, causar problemas de saúde decorrentes da prática esportiva. Treinos constantes podem causar desgastes e estresse para os quais o corpo não está preparado.

A alimentação deve ser equilibrada e diversificada, contendo todos os grupos alimentares, priorizando sempre os carboidratos.A dieta é feita, na medida do possível, respeitando os hábitos alimentares do atleta. Há necessidade de uma investigação, anamnese, avaliação corporal e exames laboratoriais e, se for preciso, pode ser aplicada uma dieta para tentar corrigir algum desvio alimentar existente ou que possa futuramente levar a alguma patologia. O objetivo primeiro deve ser a saúde do atleta e depois a performance.

A alimentação está relacionada não somente ao tipo de esporte, mas também à intensidade e duração da atividade, levando em consideração variáveis como a necessidade nutricional do indivíduo, de acordo com composição corporal e com o gasto energético do esporte praticado.

São alguns objetivos trabalhados:
  • Redução do percentual de gordura;
  • Ganho de massa muscular;
  • Aumento no desempenho;
  • Melhora do condicionamento físico;
  • Melhora da vitalidade física.