Nutrição Clínica Funcional

Todo ser humano é único e não são só as impressões digitais que comprovam isso: nosso organismo é formado por trilhões de células com necessidades específicas de nutrientes em doses variáveis, de acordo com as características genéticas individuais.

A Nutrição funcionalmente aplicada a parte clínica identifica os sintomas e características do paciente e os relaciona a situações de carência ou excesso de determinados nutrientes que possam levá-lo a uma consequente desordem metabólica.

Essa identificação é feita com base em estudos e estratégias modernas, que permitem uma profunda análise nutricional, bioquímica e metabólica do paciente. Com isso, é possível o nutricionista capacitado para este serviço saber quais são os alimentos que funcionam para cada paciente e os que podem estar provocando ou vir a provocar desiquilíbrios orgânicos e doenças.

A partir desse conhecimento aprofundado nas particularidades da Nutrição Clínica é possível elaborar planos alimentares exclusivos, que auxiliam o organismo a funcionar plenamente, com a correção de distúrbios alimentares, a prevenção de disfunções orgânicas, a perda de peso de forma saudável e, acima de tudo, o aumento do bem-estar geral dos pacientes.

São alguns dos sintomas que a Nutrição pode atuar:

  • Digestão: azia, empachamento, intestino preso, diarréia, refluxo, gastrite, úlcera;
  • Cérebro: dor de cabeça, enxaqueca, irritabilidade, estresse, compulsividade, vontade de comer doces, mal de alzheimer, parkinson, depressão, fadiga, perda da memória, dificuldade de concentração, hiperatividade, insônia, sonolência;
  • Metabolismo: obesidade, ganho de peso, dificuldade de perda de peso, deficiência de vitaminas e minerais, hipotireoidismo, hipertireoidismo, diabetes, hipertensão, emagrecimento;
  • Intestino: constipação, diarréia, síndrome do intestino irritável, Doença Celíaca, má absorção;
  • Geral: candidíase, infecções frequentes, cálculos renais, fibromialgia, artrite, acne, psoríase, urticária.